Tempestades não podem ser prevenidas - mas prejuízos causado por tempestades podem.
A causa mais frequente da queima de equipamentos eletrônicos – como computadores, TVs e aparelhos de fax, por exemplo – é a sobretensão causada por descargas atmosféricas ou manobras de circuito. Contudo, estes problemas estão com os dias contados. Os avanços da tecnologia já permitem a implementação de uma proteção eficaz contra estes efeitos.
Instalados nos quadros de luz, os Dispositivos de proteção contra surtos (DPS), são capazes de evitar qualquer tipo de dano, descarregando para a terra os pulsos de alta-tensão causados pelos raios.
Utilizado para limitar as sobretensões e descarregar os surtos de corrente originários de descargas atmosféricas nas redes de energia,os dispositivos são aplicados na proteção de equipamentos conectados à redes de energia, informática, telecomunicações etc.
Os DPS`s Classe I protegem os sistemas de baixa tensão contra sobretensões e altas correntes de surto que podem ser provocadas por raios, diretos ou indiretos. Esses dispositivos possuem o nível de proteção de tensão de até 1,5kV.
Os DPS`s classe I são testados com correntes de impulso de 25…100kA, com forma de onda de 10/350µs.
Os DPS`s Classe I e II (combinado) são utilizados para proteção contra sistemas de baixa tensão. Eles unem a capacidade de descarga do DPS classe II com o nível de proteção característicos do DPS classe I. Com a combinação do DPS Classe
Mais Informações: http://www.industry.siemens.com.br/buildingtechnologies/br/pt/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica/dps/Documents/DPS.pdf
Estou iniciando na carreira de Eletrotécnico, achei esse blog muito interessante ! Consegui meu primeiro estágio no ano passado, adoro essa área !
ResponderExcluirQue legal, estarei atualizando em breve!
ResponderExcluirQue legal, estarei atualizando em breve!
ResponderExcluirComecei o curso de eletrotécnico nesse ano de 2023. Forte abraço.
ResponderExcluir